top of page
  • Foto do escritorKuarazy

CINEMA CLÁSSICO


http://1.bp.blogspot.com/_CjksGdSNHX0/TJukS3YkqSI/AAAAAAAAAXA/Vk3cgv8gPYc/s1600/MOSAICO+CL%C3%81SSICOS.jpg
 

O cinema clássico abrange um período que vai do nascimento do cinema, em 1895, até o início do movimento neorrealista italiano, na década de 1940.

O cinema clássico é um termo que se refere a um estilo de produção cinematográfica que se desenvolveu, principalmente nos Estados Unidos.

 

Por Osmilde Bispo (@osmildebispo)


Entre as principais características do cinema clássico podemos destacar uma série de convenções narrativas e estéticas, como a linearidade,com início, meio e fim bem definidos e um encerramento fechado. A continuidade, a invisibilidade da montagem, para exemplificar, isso acontece quando o público não sente cada corte, nem estranha algum tipo de mudança brusca dentro da montagem. A ilusão de realidade, o protagonismo dos personagens, a identificação do espectador e a busca pelo equilíbrio e pela harmonia. O uso da música também contribui, tornando a relação do espectador com o filme mais catártica.

Esses filmes se tornaram clássicos por diversos motivos, como o sucesso de público e crítica, a originalidade e inovação, a influência e relevância cultural, a atemporalidade e a memorabilidade.

O cinema clássico é considerado um modelo hegemônico que dominou a indústria cinematográfica por muitos anos. No entanto, a partir da década de 1960, surgiram novos movimentos e tendências que romperam com as regras e convenções do cinema clássico, dando origem ao cinema moderno. O cinema moderno se caracteriza por explorar novas formas de expressão, como a fragmentação, a subjetividade, a ruptura da quarta parede, a reflexividade, o questionamento da realidade, o antiprotagonismo, a alienação do espectador e a busca pelo conflito e pela ambiguidade.

O cinema moderno também abrange uma diversidade de estilos e correntes, como a Nouvelle Vague francesa, o Neorrealismo italiano, o Cinema Novo brasileiro, o Cinema Marginal, o Cinema de Autor, entre outros. Alguns dos filmes mais representativos do cinema moderno são Hiroshima, Meu Amor (1959), A Doce Vida (1960), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), O Bandido da Luz Vermelha (1968), Persona (1966) e Cidadão Kane (1941).


Referência:


Revisado por:

Renata Meneses (@renatamenesess)

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page