top of page
  • Foto do escritorKuarazy

O CINEMA DE ANIMAÇÃO



 

O cinema de animação tem início no período do cinema mudo. A palavra animação tem origem do latim, “animatio”, que significa, ser animado. Deriva da palavra “anima”, traduzido como espírito ou alma.

 

Por Osmilde Bispo (@osmildebispo)


Foi através de invenções dos brinquedos ópticos que as imagens puderam ganhar movimentos, fenaquistoscópio, zootroscópio, praxinoscópio, taumatroscópio são alguns exemplos de dispositivos que eram usados em espetáculos de rua, teatros que alegravam quem assistia.

A arte de dar movimento ao um desenho, consiste na reprodução do mesmo desenho até conseguir o efeito esperado.

Com o passar dos anos, com a evolução da tecnologia que permite que as animações sejam cada vez mais melhoradas e possam ser criadas de várias formas. Para se ter uma ideia dessa evolução, em 1906 a Vitagraph lançou Phases of funny faces, com Stuart Blackton desenhando a animação na tela. Já em 1908 temos a primeira animação feita sem aparecer as mãos do desenhista, feita por Emile Cohn.

O primeiro longa-metragem de animação "El Apóstol", foi lançado em 1917 na Argentina, o filme tem 70 minutos e um total de 50 mil desenhos.

Provavelmente quando se fala em filmes de animação vem logo à cabeça Walt Disney, ele foi um criador de vários personagens que até hoje fazem sucesso. O longa Branca de Neve e sete Anões de 1937, foi o primeiro filme sonoro da Disney que faturou quatro vezes o valor investido. Essa animação foi feita pensando nas crianças, porém, nem todos eram voltados para os pequenos. Muitos filmes desse gênero buscavam mostrar o “real”, eram filmes com muita violência e conotações sexuais. Com isso, em 1930 foi criado o código Hays para controlar conteúdos que tivessem imoralidades, foi uma espécie de censura.

Essa lei permaneceu de 1930 a 1968 e estava ligada a cota de distribuição, quanto menos conteúdo de violência, maior a taxa de distribuição. Com isso, as animações que eram voltadas para os adultos, passaram a serem infantis já que não era viável para as produtoras produzir algo que fosse contrário à lei.

Atualmente as grandes produtoras fazem animações voltadas para todo o público, existem aquelas voltadas para adultos e não indicadas para crianças, cabe às distribuidoras especificar isso.

Se formos comparar as animações desde o início, veremos que muita coisa mudou. A maneira como hoje é criada uma animação é muito diferente, a tecnologia e a demanda do mercado por novos conteúdos permitiu grandes avanços, antes os desenhos eram feitos um por um e depois colocados em sequência para se obter o movimento. Há até hoje quem faça a técnica tradicional da animação, o filme Rei Leão de 1994 foi feito dessa forma, desenho por desenho, frame a frame.

Existe a animação em 2D que é a forma tradicional porém digital. O 2D permite que o desenho seja feito em computador, cor e contorno são feitos no mesmo desenho, sem precisar fazer vários.

Rotoscopia, o nome é estranho, diferente mas podem acreditar é uma forma de fazer animação. A técnica foi criada por Max Fleischer que desenvolveu o rotoscópio que permite animar um vídeo feito em uma câmera analógica, e desenhar por cima do vídeo. Um exemplo de filme que usou essa técnica é Valsa com Bashir de 2008. Já a animação em stop Motion é utilizados bonecos e maquetes, fotos são tiradas de cada movimento e depois reproduzidas, existem várias formas de usar essa técnica. Minha Vida de Abobrinha, de 2015, foi feito em stop motion. E temos a animação em 3D, a animação é realizada em programas de computador, as imagens e objetos ganham vidas. O filme Moana, de 2016, foi feito em 3D.

Não importa de que forma o filme de animação é feito, o que vale é que leve entretenimento, que tenha um bom conteúdo que possa levar uma reflexão.

"A animação não é a arte dos desenhos-que-se-movem, mas a arte dos movimentos-que-são-desenhados( Norman McLaren).


Referência:


Revisado por:

Renata Meneses (@renatamenesess)

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


Post: Blog2_Post
bottom of page