• Kuarazy

NOIR: o estilo negro do cinema!


Afinal Film Noir é um gênero ou um estilo? Essa dúvida surgiu pelos amantes da sétima arte assim que foram lançados os primeiros Films Noirs, porém depois de muita análise, críticos e estudiosos esclareceram que Noir é uma combinação de estilos e gêneros de cinema e das artes plásticas. Dessa forma temos o Film Noir ou Cinema Noir.

Por Osmilde Bispo (@osmildebispo)


Os franceses foram os pioneiros. Film Noir, que em frances significa “filme negro”, que tem seu período clássico entre 1940 e 1950.

Não foi um termo utilizado pelos cineastas que produziram os primeiros Noirs, pelo contrário, eles não designaram nenhum nome para esse novo estilo de filmes, o termo só foi usado tempos depois pelas características que apresentavam.

O nome Noir foi dado pelo crítico e cineasta Nino Frank em 1946, baseado na Série Noire (coleção editada na França contendo obras da literatura hard-boiled).

Foi em 1955 que o termo tornou-se conhecido depois da publicação do livro Panorama du Film Noir Americain, de Raymond Borde e Étienne Chaumeton. O primeiro filme lançado foi Stranger on the Third Floor de 1940, dirigido por Boris Ingster. O Noir tem influência no expressionismo alemão e na literatura policial.

Sabemos que Noir usa o escuro em sua estética e que essa talvez seja a principal característica desse estilo. E quais outras fazem reconhecer que tal filme é Noir?

São filmes com enredo policial, política, detetive, corrupção, uma mulher que usa sua beleza para conseguir o que deseja muitas vezes depois de passar por uma traição, temos vilões e assassinatos. Uso de cenários reais, filmados em ruas escuras, desertas, sombrias e à noite.

Para mostrar o lado sombrio, desumano e corrupto do ser humano utiliza as sombras, o preto e branco, niilismo.

Destaca-se também, pelo uso de flashback (uma forma de desorientar o espectador, o protagonista) faz narração em over, as lentes grande-angulares geram uma perspectiva deformada da cena. Sombras de janelas, persianas são projetadas nos personagens, além do uso de espelhos, quadro dentro do quadro, são algumas características do Film Noir.

Alguns Films Noirs: Um corpo de cai, 1958, Alfred Hitchcock; O mensageiro do diabo, 1955, Charles Laughton; Chinatown, 1974, Roman Polanski; Pacto de sangue, 1944, Billy Wilder.

Então esse é o cinema Noir, feito de fortes características e referências.


Referência:

História do cinema mundial/ Papirus Editora

https://www.infoescola.com/artes/cinema-noir

https://rosebud.club

https://www.legiaodosherois.com.br/lista/10-filmes-noir-que-voce-precisa-assistir.html

Revisado por:

Renata Meneses (@renatamenesess)



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo