• Kuarazy

OSCAR: EVENTO MAIS AGUARDADO DO CINEMA


Algumas personalidades do cinema norte-americano resolveram se unir e criar um grupo que pudesse administrar a imagem dos estúdios de Hollywood assim, nasce a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Ampas, em inglês) em 1927.

Por Osmilde Bispo (@osmildebispo)


A Academia percebeu que seria necessário, para fortalecer o cinema, premiar as melhores produções cinematográficas de cada ano, a primeira cerimônia ocorreu no dia 16 de maio de 1929 e premiou os melhores de 1927 e 1928.

O nome Oscar ninguém sabe ao certo como surgiu, uma das versões é que uma funcionária da academia achava a estatueta a cara do tio dela que se chamava Oscar, daí o nome da cerimônia de premiação que passou a ter oficialmente esse nome em 1939, antes era chamado de “The Academy Award of Merit” (que pode ser traduzido como o “Prêmio de Mérito da Academia”).

A primeira premiação contou com a presença de 270 pessoas que pagaram cinco dólares e durou cerca de quinze minutos, atualmente o evento tem duração de três horas e meia e pessoas do mudo inteiro podem acompanhar a transmissão.

Os filmes indicados e os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia que precisam ter conhecimento técnico, exceto na escolha da categoria de melhor filme e melhor filme estrangeiro que todos votam.

A estátua mais cobiçada do cinema pesa 3.8 quilogramas e mede 34,5 centímetros, é feita de liga de estanho e revestida de ouro 24 quilates e é confeccionada pelo estúdio Polich Tallix Fine Art Foundry em Nova Iorque.

O design do troféu retrata um cavaleiro segurando uma espada, com os braços cruzados base redonda representa um rolo de filme. A ideia é de um conquistador da indústria do cinema.

Atualmente a premiação do Oscar é composta por 24 categorias são elas: Melhor Ator; Ator Coadjuvante; Melhor Atriz; Atriz Coadjuvante; Longa-Metragem de Animação; Direção de Arte; Diretor de Fotografia; Figurino; Direção; Filme Documentário; Curta Documentário; Edição de Filme; Roteiro (Original); Roteiro (Adaptado); Efeitos Visuais; Edição de Som; Som; Curta-Metragem – Filme; Curta-Metragem – Animado; Melhor Filme; Música (Canção); Música (Trilha Sonora); Maquiagem e Filme em Língua Estrangeira.

Ao longo dos anos, produções brasileiras foram indicadas ao Oscar, o filme mais recente a concorrer ao troféu foi em 2020, Democracia em Vertigem, 2019, de Petra Costa. Concorreu como melhor documentário, quem levou o prêmio foi Indústria Americana.

Na categoria de melhor direção em 2021 temos duas mulheres concorrendo ao prêmio, Chloé Zhao com o filme Nomadland e Emerald Fennell com Bela Vingança, é a primeira vez que isso acontece em uma mesma edição do Oscar. Somente uma mulher ganhou o Oscar de melhor direção, Kathryn Bigelow com o filme Guerra ao Terror, 2010.

O filme que lidera com maior indicação em 2021, é o filme Mank de David Fincher, com dez indicações,

Em decorrência da pandemia,em 2021 a premiação acontecerá no dia 25 de abril.

Sem dúvida o Oscar é uma festa que encanta, torcida e expectativas são grandes em saber quais filmes sairão vencedores em mais um ano de premiação.


Referência:

https://blog.saraiva.com.br/oscar

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/oscar

https://www.omelete.com.br/oscar/oscar-2021-indicados

Revisado por:

Renata Meneses (@renatamenesess)



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo